SEQUÊNCIA
DIDÁTICA 1º e 2º ano
Menino
maluquinho
As atividades de sequências
didáticas que serão apresentadas norteiam o trabalho com os eixos e as
capacidades abaixo:
EIXO
|
CAPACIDADE
|
1. COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA
ESCRITA
|
1.1- Conhecer, utilizar e
valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade
|
1.2 - Conhecer os usos e
funções sociais da escrita
|
|
1.3 - Conhecer os usos da
escrita na cultura escolar
|
|
1.4 - Desenvolver as
capacidades necessárias para uso da escrita no contexto escolar:
1.4.1 - Saber usar os
objetos de escrita presente na cultura escolar.
|
|
1.4.2 - Desenvolver
capacidades específicas para escrever.
|
|
2. APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
2.1 - Compreender diferenças entre a escrita alfabética e
outras formas gráficas
|
2.2 - Dominar convenções
gráficas:
|
|
2.2.1- Compreender a
orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa
|
|
2.2.2- Compreender a
função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase
|
|
2.4 – Conhecer o
alfabeto:
|
|
2.4.1 - Compreender a
categorização gráfica e funcional das letras
|
|
2.4.2 - Conhecer e
utilizar diferentes tipos de letra (de fôrma e cursiva)
|
|
2.5 - Compreender a
natureza alfabética do sistema de escrita
|
|
3. LEITURA
|
3.1 – Desenvolver
atitudes e disposições favoráveis à leitura
|
3.2- Desenvolver
capacidades relativas ao código escrita especificamente necessárias à
leitura:
3.2.1 – Saber decodificar
palavras e textos escritos.
|
|
3.2.2 – Saber ler
reconhecendo globalmente as palavras.
|
|
3.3 – Desenvolver
capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão
|
|
3.3.1 – Identificar a
finalidade e funções da leitura, em função reconhecimento do suporte, do
gênero e da contextualização do texto.
|
|
3.3.2 – Antecipar
conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e sua
contextualização.
|
|
3.3.3 -
Levantar e confirmar hipótese relativa ao conteúdo do texto que está sendo
lido.
|
|
4. PRODUÇÃO ESCRITA
|
4.1- Compreender e valorizar o uso da escrita
com diferentes funções, em diferentes gêneros
|
5. ORALIDADE
|
5.1 - Participar das
interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão,
respondendo às questões propostas pelo professor e expondo opiniões nos
debates com os colegas e com o professor.
|
5.2- Respeitar a
diversidade das formas de expressão oral manifesta por colegas, professores e
funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extra-escolar.
|
|
5.5 -Realizar com
pertinência tarefas cujo desenvolvimento
dependa de escuta atenta
e compreensão
Esta sequencia didática foi desenvolvida após trabalhar as atividades da Sequencia didática da Copa do Mundo.
|
As atividades
de sequência didática do Menino Maluquinho teve os seguintes momentos;
1º momento:
Assistimos o filme Menino Maluquinho
2º momento:
Conversa informal sobre o filme, partes que os alunos mais gostaram.
3º momento: Foi entregue
a cada dupla uma gravura do filme (cada gravura representava uma parte do
filme), cada dupla era encarregada de contar sobre a parte da história que sua
gravura representava.
4º momento:
Montagem do cartaz: os alunos organizaram as gravuras em na ordem dos
acontecimentos do filme e montaram o cartaz.
5º momento:
Trabalhei sobre os meios de transportes, focando nos meios de transportes que
apareceram no filme. Montagem de um cartaz com os meios de transportes
recortados pelos alunos em sala.
6º momento: Dando continuidade, busquei trabalhar
com os hábitos de higiene, recordando com os alunos que o Menino maluquinho
adorava brincar na banheira com seus brinquedos. Foi analisado a parte do
desperdício da água. Foi montado um cartaz com os hábitos de higiene pelos
alunos.
7º momento: Apresentei aos alunos o livro Menino Maluquinho
do autor Ziraldo, contei a história aos alunos e cada um pode observar que as partes da história do livro tinham
sido retratadas no filme. Apresentei um cartaz que representavam a primeira
parte do livro.
Os outros momentos foram feitos com atividades xerocadas que norteiam os eixos e capacidades acima expostas.
Conteúdos trabalhados:
-
Gêneros literários: Poesia, convite, tirinha, receita e outros
-
Meios de transporte
-
Hábitos de higiene
-
Medidas de tempo:Calendário/ relógio
Todas as atividades foram feitas por mim.
3 comentários:
GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES, OBRIGADA.
Muito obrigada! Parabéns pelas atividades!!!
olá, boa noite!!
seu trabalho foi perfeito
você ainda tem as imagens do filme? Gostaria de reproduzir sua ideia do cartaz do filme.
Postar um comentário