Powered By Blogger



Crie glitters aqui!


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sequencia didática - Menino Maluquinho

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1º e 2º ano

Menino maluquinho

As atividades de sequências didáticas que serão apresentadas norteiam o trabalho com os eixos e as capacidades abaixo:

EIXO
CAPACIDADE
1. COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
1.1- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade
1.2 - Conhecer os usos e funções sociais da escrita
1.3 - Conhecer os usos da escrita na cultura escolar
1.4 - Desenvolver as capacidades necessárias para uso da escrita no contexto escolar:
1.4.1 - Saber usar os objetos de escrita presente na cultura escolar.
1.4.2 - Desenvolver capacidades específicas para escrever.
2. APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
2.1 - Compreender  diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas
2.2 - Dominar convenções gráficas:
2.2.1- Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa
2.2.2- Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase
2.4 – Conhecer o alfabeto:
2.4.1 - Compreender a categorização gráfica e funcional das letras
2.4.2 - Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra (de fôrma e cursiva)
2.5 - Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita
3. LEITURA
3.1 – Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura
3.2- Desenvolver capacidades relativas ao código escrita especificamente necessárias à leitura:
3.2.1 – Saber decodificar palavras e textos escritos.
3.2.2 – Saber ler reconhecendo globalmente as palavras.
3.3 – Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão
3.3.1 – Identificar a finalidade e funções da leitura, em função reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
3.3.2 – Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e sua contextualização.
3.3.3  - Levantar e confirmar hipótese relativa ao conteúdo do texto que está sendo lido.
4. PRODUÇÃO ESCRITA
4.1-  Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros
5. ORALIDADE
5.1 - Participar das interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor e expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
5.2- Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifesta por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extra-escolar.
5.5 -Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento
dependa de escuta atenta e compreensão

Esta sequencia didática foi desenvolvida após trabalhar as atividades da Sequencia didática da Copa do Mundo.
As atividades de sequência didática do Menino Maluquinho teve os seguintes momentos;
1º momento: Assistimos o filme Menino Maluquinho

2º momento: Conversa informal sobre o filme, partes que os alunos mais gostaram.
3º momento: Foi entregue a cada dupla uma gravura do filme (cada gravura representava uma parte do filme), cada dupla era encarregada de contar sobre a parte da história que sua gravura representava.
4º momento: Montagem do cartaz: os alunos organizaram as gravuras em na ordem dos acontecimentos do filme e montaram o cartaz.
5º momento: Trabalhei sobre os meios de transportes, focando nos meios de transportes que apareceram no filme. Montagem de um cartaz com os meios de transportes recortados pelos alunos em sala.
6º momento: Dando continuidade, busquei trabalhar com os hábitos de higiene, recordando com os alunos que o Menino maluquinho adorava brincar na banheira com seus brinquedos. Foi analisado a parte do desperdício da água. Foi montado um cartaz com os hábitos de higiene pelos alunos.
7º momento: Apresentei aos alunos o livro Menino Maluquinho do autor Ziraldo, contei a história aos alunos e  cada um pode observar que as partes da história do livro tinham sido retratadas no filme. Apresentei um cartaz que representavam a primeira parte do livro.
Os outros momentos foram feitos com atividades xerocadas que norteiam os eixos e capacidades acima expostas.









Conteúdos trabalhados:
-         Gêneros literários: Poesia, convite, tirinha, receita e outros
-         Meios de transporte
-         Hábitos de higiene
-         Medidas de tempo:Calendário/ relógio










Todas as atividades foram feitas por mim. 

3 comentários:

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES, OBRIGADA.

Neliza disse...

Muito obrigada! Parabéns pelas atividades!!!

Bella Chaves disse...

olá, boa noite!!
seu trabalho foi perfeito
você ainda tem as imagens do filme? Gostaria de reproduzir sua ideia do cartaz do filme.