Unidade de Estudo- Dengue S.M.E- 2013
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista o grande número de pessoas infectadas pelo vírus da Dengue e apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do Município, incansáveis no combate a essa praga que assola os nossos dias é indispensável a conscientização de nosso aluno na escola e o mesmo bem informado, orientará em suas casas e comunidade.
OBJETIVOS:
• Esclarecer os alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
• Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti;
• Despertar no aluno o espírito combativo frente ao problema da dengue;
• Incentivar no aluno a participação coletiva como força de trabalho na fiscalização, prevenção e combate ao mosquito Aedes Egypti.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades em relação ao combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti?
DESENVOLVIMENTO:
Trabalhar em sala junto aos alunos, na produção de textos, murais, cartazes, faixas, jograis, paródias, dramatização, palestras pelos agentes de saúde, visitas as casas ao redor do prédio do colégio.
ESTRATÉGIAS:
• Palestras;
• Confecção de cartazes;
• Músicas;
• Reportagens;
• Dramatização;
RECURSOS UTILIZADOS:
Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, paródias, dramatização, poesias e versos.
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista o grande número de pessoas infectadas pelo vírus da Dengue e apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do Município, incansáveis no combate a essa praga que assola os nossos dias é indispensável a conscientização de nosso aluno na escola e o mesmo bem informado, orientará em suas casas e comunidade.
OBJETIVOS:
• Esclarecer os alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
• Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti;
• Despertar no aluno o espírito combativo frente ao problema da dengue;
• Incentivar no aluno a participação coletiva como força de trabalho na fiscalização, prevenção e combate ao mosquito Aedes Egypti.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades em relação ao combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti?
DESENVOLVIMENTO:
Trabalhar em sala junto aos alunos, na produção de textos, murais, cartazes, faixas, jograis, paródias, dramatização, palestras pelos agentes de saúde, visitas as casas ao redor do prédio do colégio.
ESTRATÉGIAS:
• Palestras;
• Confecção de cartazes;
• Músicas;
• Reportagens;
• Dramatização;
RECURSOS UTILIZADOS:
Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, paródias, dramatização, poesias e versos.
Atividades relacionadas a matrizes de
referência
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante a execução das atividades propostas, através da observação da participação, interesse e aprendizado coletivo.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante a execução das atividades propostas, através da observação da participação, interesse e aprendizado coletivo.
Paródia
sobre a dengue
É uma música para ser cantada com as crianças e fazer gestos simbólicos.
Ritmo- Pelados em Santos (Mamonas Assassinas)
“Dengue você não está com nada
Seus criadouros são muitos
Nós iremos lutar!
Você não vai aguentar
Muita coisa aprendi
E irei divulgar
Pra que muitos saibam
Como te exterminar
Pois você é um mosquito/
Muito intrometido,
Deixou muitos doentes, mas não lutamos sozinhos.
A gente é caçador ... ai, ai, ai!
Nos pneus você não pode ficar
Nesse .... ai, ai, ai!
Nem nos vasos você não vai se instalar
A gente... ai, ai, ai!
Porque nós, de hoje em diante não vamos deixar.
Porque a saúde é linda
Muito mais do que linda
Viva a saúde!
“Viva, então”
É uma música para ser cantada com as crianças e fazer gestos simbólicos.
Ritmo- Pelados em Santos (Mamonas Assassinas)
“Dengue você não está com nada
Seus criadouros são muitos
Nós iremos lutar!
Você não vai aguentar
Muita coisa aprendi
E irei divulgar
Pra que muitos saibam
Como te exterminar
Pois você é um mosquito/
Muito intrometido,
Deixou muitos doentes, mas não lutamos sozinhos.
A gente é caçador ... ai, ai, ai!
Nos pneus você não pode ficar
Nesse .... ai, ai, ai!
Nem nos vasos você não vai se instalar
A gente... ai, ai, ai!
Porque nós, de hoje em diante não vamos deixar.
Porque a saúde é linda
Muito mais do que linda
Viva a saúde!
“Viva, então”
Dengue (Ritmo Jardineira)
Óh, dengue porque estais tão triste?
Mais o que foi que te aconteceu?
Foi o "Viver" e esses meninos
que tiraram as Águas pneus de todos (2x)
Óh, mosquitinho Qual é a sua dor?
eeee que com esse
movimento até a caixa d'água se fechou
E agora com tudo sequinho
Não tenho mais onde botar ovinhos (2x)
Óh, dengue porque estais tão triste?
Mais o que foi que te aconteceu?
Foi o "Viver" e esses meninos
que tiraram as Águas pneus de todos (2x)
Óh, mosquitinho Qual é a sua dor?
eeee que com esse
movimento até a caixa d'água se fechou
E agora com tudo sequinho
Não tenho mais onde botar ovinhos (2x)
ESTUDO
SOBRE A DENGUE DE ACORDO COM A MATRIZ DE REFERÊNCIA – S.M.E
Eixo: Compreensão e valorização da cultura escrita
Capacidade: Conhecer os usos e funções sociais da escrita
Habilidades: -Identificar o cartaz como portador texto
-Identificar a finalidade
social da revista em quadrinhos
-Identificar o uso social da
ordem alfabética
1-Observe as figuras abaixo e
coloque um X no cartaz
(
A) (B) ( C) (D)
2-Para que serve este cartaz?
Marque a resposta certa
( A) Divertir o
leitor
( B ) Dar uma notícia
( C ) Convidar para uma festa
( D) Dar uma informação
3- Ajude Cebolinha a organizar as
palavras relacionadas a Dengue em ordem alfabética:
( A ) areia –mosquito-garrafas-
pneus –doenças –evitar
( B ) areia-doenças- evitar
–garrafas –mosquito –pneus
( C ) doenças-
areia-mosquito-pneus- evitar –garrafas
( D ) areia- evitar- doenças – garrafas-mosquito-pneus
4- Observe o cartaz de Sintomas
da Dengue e escreva o nome
FRAQUEZA respeitando a ordem alfabética:
DOR DE CABEÇA
DOR NO CORPO
FEBRE
FEBRE
MANCHAS VERMELHAS
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
Capacidade: Compreender diferenças entre a escrita alfabética e
outras formas gráficas
Habilidades: -Diferenciar números de letras
-Diferenciar letras de outros
sinais gráficos utilizados na escrita(Pontuação)
6-Leia o texto e circule os números:
O PRIMEIRO SINTOMA DA DENGUE É FEBRE ALTA: DE 39°C A 40°C,
DOR DE CABEÇA, DOR NO FUNDO DOS OLHOS E NAS JUNTAS, FRAQUEZA, NÁUSEA, VÔMITOS E
MANCHAS VERMELHAS NA PELE.
7-Circule na frase as letras:
FEBRE ALTA
5 A 7 DIAS.
8-Observe a fala do mosquito da Dengue e circule o que não é
letra.
SE
VOCE,MEU AMIGO,
NÂO SE PREVINIR...
NÂO SE PREVINIR...
GARANTO QUE A DENGUE
VOU LHE TRANSMITIR !
Eixo: Apropriação do sistema de
escrita
Capacidade: Dominar convenções
gráficas
-Compreender
a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa
Compreender
a função de segmentação dos espaços em branco e pontuação de final de frase.
Habilidades: -Escrever observando o
direncionamento da escrita
-Reconhecer
a palavra como unidade gráfica
-Reconhecer
e utilizar diferentes tipos de letra(de forma
cursiva)
9-Copie o texto abaixo nas linhas:
Andando pelas
ruas as crianças se uniram.
--- O mosquito da
Dengue temos que combater!
Juntaram garrafas, pneus e latas para acabar com a Dengue que pode
matar.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10-Circule todas as palavras do texto abaixo
O MOSQUITO DA
DENGUE É RAJADO
ESCURO, COM MANCHAS
BRANCAS PELO CORPO.
11-Circule a primeira frase do texto:
O mosquito da dengue é rajado, escuro e com
manchas brancas no corpo.Ele pica durante o dia. A fêmea se alimenta de sangue,
pois é necessário para o amadurecimento dos ovos.
12-Observe os sintomas da dengue e risque o quadro que
apresenta uma palavra:
febre alta vômitos falta de apetite erupções na pele
13-Circule a última frase do texto:
ESTOU COM DENGUE... O QUE DEVO FAZER
Não há um tratamento específico
para a doença. As medicações utilizadas são analgésicos (remédios para aliviar
a dor) e antitérmicos (para diminuir a febre). Nunca se deve tomar medicamentos
sem orientação médica.
Eixo: Apropriação do sistema de
escrita
Capacidade: Conhecer e utilizar
diferentes tipos de letra( de forma e cursiva)
Habilidades: -Transcrever palavras
utilizando letra cursiva.
14- Copie a frase no traço abaixo, utilizando letra cursiva.
A
pessoa com Dengue deve ficar de repouso.
Eixo: Apropriação do sistema de
escrita
Capacidade: Reconhecer a unidades
fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras
Habilidades: Identificar fonema inicial
15- Marque o
desenho cujo nome começa como vaca
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
Capacidade: Compreender a natureza
alfabética do sistema de escrita
Habilidades: -Verificar o nível de
compreensão do princípio alfabético do sistema de escrita.
Escreva o nome dos lugares que podem ficar água parada:
Eixo: Produção escrita
Capacidade: Produzir textos escritos
de gêneros diversos, adequados aos objetivos
Habilidades: Escrever textos com
início, meio e fim
Escreva
a situação apresentada na tirinha:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
Capacidade: Reconhecer unidade fonológica das palavras
Habilidades: identificar fonemas inicial de palavras
-Identificar a sílaba final
das palavras
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
Capacidade: Reconhecer unidade fonológica das palavras
Habilidades: identificar fonemas inicial de palavras
-Identificar a sílaba final
das palavras
|
Marque onde podemos encontrar o mosquito da dengue
Numere as cenas de acordo com os
acontecimentos:
|
1-Com que letra começa?____
2-Quantas letras são?_____
3-Com que letra termina?______
Eixo: Apropriação do sistema de
escrita
Capacidade: Dominar convenções
gráficas
Compreender
a função de segmentação dos espaços em branco e pontuação de final de frase.
Habilidades: -Reconhecer a palavra como
unidade gráfica
Circule as palavras do texto:
Eixo: Apropriação do sistema de
escrita
Capacidade: Reconhecer a unidades
fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras
Habilidades: Identificar fonema inicial
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
Capacidade: Reconhecer unidade fonológica das palavras
Habilidades: identificar fonemas inicial de palavras
-Identificar a sílaba final
das palavras
Nenhum comentário:
Postar um comentário