Powered By Blogger



Crie glitters aqui!


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Projeto Leitura em família " Era uma vez"

        Na primeira folha do caderno coloquei a seguinte mensagem:             
              Querido(a)  aluninho (a):
     
                     Parabéns, você acaba de ser sorteado para
      levar  a “SACOLINHA ERA UMA VEZ” com um belo  livro   para sua casa e um
      caderninho de desenho. Estes  amigos são muito importantes.
                - Cuide deles  com carinho e capricho.
                - Não rabisquei o livrinho, não escreva e nem passe o lápis em cima
do desenho. Isso o deixa feio e estraga-o.
                    -  Cuide com zelo da sacolinha, não há deixe no chão isso pode sujá-la.     
-         Escolha uma pessoa que você  goste e peça a ela para  contar  a história 
 para você. Viaje e  encante com o mundo da leitura!

               No caderninho “ERA UMA VEZ ” você deve desenhar a parte que mais gostou
     e escrever o nome de quem lhe contou a história.Capriche no desenho e no colorido!
    Você é um artista !
                                         Quem lê     ...
                                                 Sabe mais...
                                                      Expressa-se melhor...
                                                            Melhora o vocabulário...

                        Quero contribuir para  que os livros possa ser sempre seu melhor amigo!
                                                                         Tia Jalile  ( Projeto Leitura em Família)

                    "O importante é motivar a criança para leitura,   para a aventura de ler.” (Ziraldo)

Na segunda folha coloquei a justificativa do projeto:
                    Justificativa do projeto” Leitura em família”

        Nos dias de hoje, parece-nos inegável a importância da leitura e de saber ler, para que os cidadãos
 se integrem plenamente na vida quotidiana, em termos profissionais e em termos de lazer.
A formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a
colaborar nessa formação. Alguns estudos põem em evidência o papel desempenhado pela família da criança,
 na formação do gosto pela leitura e de hábitos de leitura. O adulto pode ser um intermediário afetivo,
entre a criança e o texto, tornando deste modo o momento da leitura num momento de grande sensibilidade
 e de grande ternura.
               A família deve promover e facilitar o contacto da criança com o livro e com outros materiais
 impressos, despertando nela o desejo e a curiosidade de ler e fazendo da leitura uma rotina de prazer.
                                         Professora: Jalile de Fátima Moreira
                                                                                                   2011
SOUSA, Maria Elisa & GOMES, José António. 1994. Ler é preciso? A escola e a leitura. Centro de Formação dos  Professores de Pombal, Secção Portuguesa do IBBY.

Nenhum comentário: